“Lições de Motim” aborda os sentimentos do cidadão perante o conceito de justiça
Dando continuidade à programação comemorativa de 19 anos de existência, a Anthropos Companhia de Arte estréia seu novo espetáculo Lições de Motim. Direcionada ao público adulto, a montagem terá primeira apresentação no dia 03 de Julho, no teatro SESI de Goiânia, às 20:00hs, coroando uma trajetória de sucesso e comprometimento com o desenvolvimento cultural das artes cênicas em nosso estado. O projeto partiu de um desafio de aliar a estética cênica do encenador Constantino Isidoro com a dramaturgia de Hugo Zorzetti em um encontro de gerações e de ousadias. A combinação se apresentou tão eloqüente que o projeto foi o único espetáculo do estado a ser patrocinado pelo Programa Eletrobrás de Cultura - 2009.
Lições de Motim é a radiografia da revolta que se abriga no cidadão que já não acredita em justiça. Depois desta primeira apresentação, a Companhia abrirá uma temporada no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, com apresentações nos dias 06 e 07 de julho às 16:00hs e às 20:00hs; no dia 08 de julho às 20:00hs; nos dias 13 e 14 de julho às 16:00hs e às 20:00hs; e no dia 15 de julho às 20:00hs. O espetáculo fará sua pré-estréia nos dias 24 e 25 de junho no Teatro de Pirenópolis, com sessões as 16 e 20 horas. Ratificando o seu compromisso com o desenvolvimento do teatro goiano e investindo na política de formação de platéia e democratização da cultura, a Anthropos realizará todas as apresentações vespertinas com entrada franca. Sendo que metade dos ingressos disponível foram distribuídos em parcerias com a rede Municipal e Estadual de Educação e Ongs. Os demais ingressos são direcionados para a população em geral, que poderá retira-los nas bilheterias dos locais de apresentação.
Foto: Cida Carneiro/ Ator Liomar Veloso |
A equipe técnica reúne profissionais de reconhecida atuação na cidade de Goiânia: Na direção artística de Constantino Isidoro, na dramaturgia de Hugo Zorzetti, no elenco Liomar Veloso e Renata Caetano. A trilha musical original é de Reginaldo Mesquita, o projeto de cenografia e figurinos criados por Guto Viscardi, na preparação corporal e coreografia de Luciana Caetano, na iluminação Junior de Oliveira e na produção executiva de Raquel Bittencourt.
Aprovado pela Lei Rouanet, a temporada tem patrocínio da Eletrobrás/Furnas e apoio do Governo de Goias.
Sinopse do Espetáculo
A cidade está viva, não obstante a noite madura. Numa residência modesta de uma pensionista, o destino prepara um ardil para um visitante odioso: um ladrão costumeiro, velho conhecido da pobre viúva. Uma presença sem cara, mas materializada nas perdas quase que diárias dos poucos e modestos bens que, como mágica, pulam o seu muro. Agora, ali, preso em uma janela, indefeso, humilhado, o marginal, antes sem cara, sofre com os estratagemas inteligentes e impiedosos da sua vítima.
![]() |
Foto: Cida Carneiro/ Atriz Renata Caetano |
![]() |
Foto: Cida Carneiro/ Renata Caetano e Liomar Veloso |
![]() |
Foto: Cida Carneiro/ Renata Caetano e Liomar Veloso |
Sobre a Anthropos
Com 19 anos de atuação em Goiânia, a Anthropos Companhia de Arte produz espetáculos teatrais inclusivos e engajados com as questões políticas e sociais, com foco na realização de uma arte dramática criativa que envolva a comunidade. Profissionalismo, muita pesquisa e cuidados com todos os detalhes das suas produções são algumas das características mais marcantes do grupo, que já montou, dentre outros, os espetáculos Quase Apocalipse, de Fonseca Lobo (1989); Parasito, adaptação de texto de Carlos D. de Andrade e Ignácio L. Brandão (1990); Terror e Misérias do III Reich, de Bertolt Brecht (1990/1991); A Origem da Primavera, de Clarice Lispector (1993); Hamlet Nos Bate a Carteira, de Nelson Rodrigues (1997); A Vida é Sonho, de Calderón de La Barca (1997), Uma Mulher Vestida de Sol de Ariano Suassuna (1998/99/2000/2001), Caravana da Ilusão de Alcione Araújo (2005/2006), Quando Despertamos de Entre os Mortos de Ibsen (2006) e Viagem ao Coração da Cidade (2008).
Serviço
Espetáculo: Lições de Motim
Realização: Anthropos Companhia de Arte
Estréia
Goiânia
- Teatro Sesi
Estréia - 03 de julho/2011 – 20 horas
Entrada Franca
– Centro Municipal de Cultural Goiânia Ouro
Datas:
06/07 julho/2011 – 16 e 20h
08 julho – 20h
13/14 julho/2011 – 16 e 20h
15 de julho/2011 – 20h
Ingressos a R$ 10,00
Pré-Estréia
Pirenópolis
Teatro de Pirenópolis
Datas: 24 e 25 de junho – 16 e 20h
Sessões vespertinas - Entrada Franca
Sessões noturnas –Ingressos a R$ 10,00
Patrocínio: Eletrobrás / Furnas via Lei Rouanet
Produção: Trilhas da Cultura
Direção Artística: Constantino Isidoro
Dramaturgia: Hugo Zorzetti
Elenco: Liomar Veloso, Renata Caetano
Música Original: Reginaldo Mesquita e Juliana Junqueira
Cenografia e figurinos: Guto Viscardi
Coreografia: Luciana Caetano
Designer gráfico: Carlos Filho
Produção executiva: Raquel Bittencourt
Patrocínio
Nenhum comentário:
Postar um comentário