quarta-feira, 7 de novembro de 2012

APRESENTAÇÃO


É notório em nosso meio cênico a existência cada vez maior de novos postulantes à interpretes da cena, impulsionados pela consolidação de cursos livres, profissionalizantes e universitário. Da mesmo forma é também perceptível a existência de fontes de financiamento que permitiriam ou motivariam uma pujança cênica nas plateias, nos palcos e ruas de nossa metrópole.
Todavia essa não é a nossa realidade. Pelo contrário, apesar das propicias condições, nossa cena local, a exemplo da cena nacional enfrenta dificuldades sérias. Não obstante, é preciso destacar também existência de artistas da cena de grande talento, criatividade e competência que proporcionam a criação de espetáculos locais condizentes com a produção contemporânea nacional.
Isso demonstra uma  diversidade de fatores atuando na constituição do nosso “mercado” cênico, o que problematiza sobremaneira a análise de suas especificidades. Nós da Anthropos, acreditamos que o trabalho coletivo tem maiores possibilidades de enfretamento das dificuldades existentes para se fazer teatro em Goiás  e, por isso, propomos a realização desse projeto.
O II Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Direção Teatral - Incubadora de Coletivos Teatrais visa refletir coletivamente sobre as questões fundamentais e inerentes a montagem de um espetáculo teatral. O Programa artístico pedagógico é articulado de forma processual, construído a partir das necessidades especificas para produção de um espetáculo e ao mesmo tempo com as tecnologias sociais imprescindíveis para a manutenção de uma comunidade de práticas teatrais.  A partir de laboratórios formativos os coletivos participantes desenvolveram habilidades e competências na encenação de espetáculos teatrais, qualificando e aperfeiçoando esteticamente sua ação artística. Com base neste pressuposto, é imprescindível construir um processo de formação que possibilite de fato o desenvolvimento de uma prática autônoma, voltada à emancipação do potencial criativo, artístico e cultural da comunidade a partir da atuação local. E que reconheça como de fundamental importância, a prática de se construir vínculos entre a comunidade e os coletivos artísticos teatrais.

Sejam Bem Vindos!

ANTHROPOS COMPANHIA DE ARTE


CONSTANTINO ISIDORO FILHO
Coordenador Pedagógico
RAQUEL CRISTINA BITTENCOURT
Coordenação Geral