terça-feira, 22 de maio de 2012

PROGRAMA CURRICULAR


          O curso foi planejado para oferecer aos alunos, as melhores condições de desenvolvimento de competências e habilidades, visando sua profissionalização e sua inserção no mundo do trabalho.

CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Aborda e reflete os diversos conceitos da cultura na contemporaneidade e sua articulação estratégica com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

POLÍTICA CULTURAL
Discute com dados históricos e referências comparativas, a política cultural Brasileira. Abordar os marcos jurídicos e legais de preservação, valorização, fomento e difusão do patrimônio cultural no Brasil.

TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Conceito Básico de Projeto Cultural e sua construção lógica. Elaboração de Projeto: concepção, contexto, etapas e estruturas de um projeto. Modelos de projetos. Formatação e enquadramento de projeto cultural para leis de Incentivo a Cultura e editais de Fomento publico e privado

PRODUÇÃO CULTURAL
Capacita os agentes para a produção de projetos culturais em todas as suas etapas, assim como contextualizar a abrangência da cultura e sua importância para o desenvolvimento local.

CULTURAS DA CIDADE
Abordar temas sobre identidade e patrimônio cultural. Apresenta estudos de casos para refletir a produção simbólica e a diversidade cultural

ECONOMIA DA CULTURA
A cultura e o desenvolvimento econômico sustentável. O Cultura no desenvolvimento urbano e regional. Análise dos mercados culturais:. Economia Criativa.


PROMOÇÃO, DIVULGAÇÃO E MARKETING CULTURAL
Mídia, cultura e consumo. Conceitos e ferramentas de marketing cultural e comunicação. Plano de mídia. Veículos de comunicação e de jornalismo Cultural. Estratégias de promoção e divulgação cultural. Mídias Sociais. Produção de materiais de comunicação cultural.

CAPTAÇÃO DE RECURSO
Estratégias para Captação de Recursos para Projetos Culturais. Como e a quem apresentar seu projeto. Rede de Contatos. Planejamento estratégico. Incentivos Fiscais. Modalidades de Incentivos Federais. Mobilização de Recursos. Fontes, estratégias e táticas. Financiadores. Empresas. Indivíduos. Prospecção de doadores em potencial. Argumentação para Captação de Recursos. Perfil do Profissional de Captação de Recursos. Código de Condutas. Dicas para Captação de Recursos. Prestação de Contas. Contrato de Patrocínio


GESTÃO CULTURAL
Conceitos e tecnologias de gestão e sua aplicabilidade em organizações voltadas à produção cultural. Fundamentos de planejamento estratégico, levando em consideração as especificidades do setor cultural. Gestão de recursos humanos. Administração financeira: aspectos jurídicos, tributários e contábeis. Prestação de Contas.