O curso foi planejado para oferecer aos alunos,
as melhores condições de desenvolvimento de competências e habilidades, visando
sua profissionalização e sua inserção no mundo do trabalho.
CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Aborda e reflete os
diversos conceitos da cultura na contemporaneidade e sua articulação
estratégica com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
POLÍTICA CULTURAL
Discute com
dados históricos e referências comparativas, a política cultural Brasileira. Abordar os marcos jurídicos e legais de
preservação, valorização, fomento e difusão do patrimônio cultural no Brasil.
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Conceito Básico de Projeto Cultural e sua
construção lógica. Elaboração de Projeto: concepção, contexto, etapas e
estruturas de um projeto. Modelos de projetos. Formatação e enquadramento de
projeto cultural para leis de Incentivo a Cultura e editais de Fomento publico
e privado
PRODUÇÃO CULTURAL
Capacita os agentes para a produção de
projetos culturais em todas as suas etapas, assim como contextualizar a
abrangência da cultura e sua importância para o desenvolvimento local.
CULTURAS
DA CIDADE
Abordar
temas sobre identidade e patrimônio cultural. Apresenta estudos de casos
para refletir a produção
simbólica e a diversidade cultural
ECONOMIA DA
CULTURA
A cultura e o desenvolvimento econômico
sustentável. O Cultura no desenvolvimento urbano e regional. Análise dos
mercados culturais:. Economia Criativa.
PROMOÇÃO,
DIVULGAÇÃO E MARKETING CULTURAL
Mídia, cultura e
consumo. Conceitos e ferramentas de marketing cultural e comunicação. Plano de
mídia. Veículos de comunicação e de jornalismo Cultural. Estratégias de
promoção e divulgação cultural. Mídias Sociais. Produção de materiais de
comunicação cultural.
CAPTAÇÃO
DE RECURSO
Estratégias para
Captação de Recursos para Projetos Culturais. Como e a quem apresentar seu
projeto. Rede de Contatos. Planejamento estratégico. Incentivos Fiscais.
Modalidades de Incentivos Federais. Mobilização de Recursos. Fontes,
estratégias e táticas. Financiadores. Empresas. Indivíduos. Prospecção de
doadores em potencial. Argumentação para Captação de Recursos. Perfil do
Profissional de Captação de Recursos. Código de Condutas. Dicas para Captação
de Recursos. Prestação de Contas. Contrato de Patrocínio
GESTÃO
CULTURAL
Conceitos e
tecnologias de gestão e sua aplicabilidade em organizações voltadas à produção
cultural. Fundamentos de planejamento estratégico, levando em consideração as
especificidades do setor cultural. Gestão de recursos humanos. Administração
financeira: aspectos jurídicos, tributários e contábeis. Prestação de Contas.