segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Módulo I – Cultura, Arte e Sociedade
Ementa: Aborda os aspectos históricos e antropológicos da cultura brasileira, os conceitos fundamentais de cultura, da história da arte e as tendências das novas tecnologias aplicadas à área cultural. Reflete as dimensões da cultura na contemporaneidade e sua articulação estratégica com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Módulo II – Política Cultural e o Financiamento à Cultura no Brasil
Ementa: Discute, com dados históricos e referências comparativas, a política cultural pública e o papel da iniciativa privada. Apresenta um panorama histórico das leis de incentivo à cultura, criando um debate sobre o impacto gerado no mercado cultural após a existência dessa legislação.

Módulo III – Técnicas de Elaboração de Projetos Culturais
Ementa: Conceito Básico de Projeto e sua construção lógica. Técnicas de modelagem de projetos. Concepção, contexto, etapas e estruturas de um projeto. Modelos de projetos. Formatação e enquadramento de projeto cultural para leis de Incentivo a Cultura e editais de Fomento publico e privado. FAC DF.

Módulo IV – Economia da Cultura
Ementa: A cultura e o desenvolvimento econômico sustentável. Conceitos e aproximações entre: Economia da cultura, economia criativa e Indústria cultural. Potencialidades da cultura no desenvolvimento urbano e regional. Análise econômica do mercado cultural.

Módulo V – Produção Cultural e Captação de Recursos
Ementa: Visão geral da execução de um evento cultural; Perfil do Produtor Cultural; Conceito de Projeto de Execução de um trabalho de produção, seu acompanhamento, divisão de tarefas e avaliação. (Cronograma de trabalho, Organograma, Check-list, Plano de produção, Equipes, Rider técnico, Mapas de produção, Linguagem Técnica). Conceito de Projeto de Captação de Recursos. Planejamento e estratégias de Captação de Recursos e Patrocínios.

Módulo VI – Gestão Cultural
Ementa: Conceitos e tecnologias de gestão e sua aplicabilidade em organizações voltadas à produção cultural, abordando, ao mesmo tempo, modelos e conceitos de planejamento estratégico, levando em consideração as especificidades do setor cultural. Gestão de recursos humanos. Administração financeira: aspectos jurídicos, tributários e contábeis. Controle de orçamento. Prestação de Contas.

Módulo VII – Promoção, Divulgação e Marketing Cultural
Ementa: Mídia, cultura e consumo. Conceitos e ferramentas de marketing cultural e comunicação. Estratégias de promoção e divulgação cultural. Produção de materiais de comunicação cultural.

Módulo VIII – Palestras Culturais
Ementa: Simulações envolvendo estudos de casos que servirão como veículo de troca de experiências, bem como de aperfeiçoamento profissional. Análise e crítica em arte. Análise e diagnóstico do mercado cultural local.