segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PROGRAMA CURRICULAR


O curso foi planejado para oferecer aos alunos, as melhores condições de desenvolvimento de competências e habilidades, visando sua profissionalização e sua inserção no mundo do trabalho.

EMENTAS




CULTURA, ARTE E SOCIEDADE
Aborda os aspectos históricos e antropológicos da cultura brasileira, os conceitos fundamentais da história da arte e as tendências das novas tecnologias aplicadas à área cultural.


POLÍTICA CULTURAL E O FINANCIAMENTO À CULTURA NO BRASIL
Discute, com dados históricos e referências comparativas, a política cultural pública e o papel da iniciativa privada em relação à responsabilidade social. Apresenta um panorama histórico das leis de incentivo à cultura, criando um debate sobre o impacto gerado no mercado cultural após a existência dessa legislação.


PRODUÇÃO CULTURAL E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Visão geral da execução de um evento cultural; Perfil do Produtor Cultural; Conceito de Projeto de Execução de um trabalho de produção, seu acompanhamento, divisão de tarefas e avaliação. Conceito de Projeto de Captação de Recursos. Planejamento e estratégias de Captação de Recursos e Patrocínios.


GESTÃO CULTURAL
Conceitos e tecnologias de gestão e sua aplicabilidade em organizações voltadas à produção cultural, abordando, ao mesmo tempo, modelos e conceitos de planejamento estratégico, levando em consideração as especificidades do setor cultural. Empreendedorismos. Gestão de recursos humanos. Administração financeira: aspectos jurídicos, tributários e contábeis. Controle de orçamento. Prestação de Contas.


PROMOÇÃO, DIVULGAÇÃO E MARKETING CULTURAL
Mídia, cultura e consumo. Conceitos e ferramentas de marketing cultural e comunicação. Plano de mídia. Veículos de comunicação e de jornalismo Cultural. Estratégias de promoção e divulgação cultural. Produção de materiais de comunicação cultural.


ECONOMIA DA CULTURA
A cultura e o desenvolvimento econômico sustentável. Indústrias culturais: definição; artes criativas como indústria; as indústrias culturais no desenvolvimento urbano e regional. Análise econômica dos mercados culturais: heterogeneidade dos bens e segmentação dos mercados; a natureza econômica dos diferentes mercados; a demanda ligada ao consumidor.


TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Conceito Básico de Projeto e sua construção lógica. Técnicas de modelagem de projetos. Concepção, contexto, etapas e estruturas de um projeto. Modelos de projetos. Formatação e enquadramento de projeto cultural para leis de Incentivo a Cultura e editais de Fomento publico e privado.


PALESTRAS CULTURAIS
Simulações envolvendo estudos de casos que servirão como veículo de troca de experiências, bem como de aperfeiçoamento profissional. Análise e crítica em arte. Análise e diagnóstico do mercado cultural goiano.


PROJETO INTERDISCIPLINAR (ESTÁGIO)
Realização de atividades que proponha o debate e a reflexão critica da arte e da cultura a partir da leitura de obras artísticas e culturais para a comunidade, como desenvolvimento prático das habilidades desenvolvidas pelos participantes do curso


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